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Serviços

Acreditação Hospitalar

É um sistema de avaliação e certificação da qualidade de Serviços de Saúde. Tem caráter educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.
O processo Acreditação é pautado por três princípios fundamentais:

  • é voluntário, feito por escolha da organização de saúde;

  • é periódico, com avaliação das organizações de saúde para certificação e durante o período de validade do certificado;

  • é reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.

Por meio da Acreditação, o Serviço de Saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de assistência direta ao paciente e às de natureza administrativa.

Inicia-se o processo com o diagnóstico inicial e com o desenvolvimento da educação permanente, de acordo com o Manual de Padrões de Acreditação Hospitalar e de outros Serviços, é possível discutir, criteriosamente, os achados da avaliação e desenvolver um plano de ações capazes de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.

A Ímpar Hospitalar utiliza a metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O objetivo dessa Organização é, juntamente ao Ministério da Saúde, promover a melhoria da qualidade da saúde e sua assistência em todo o país.
O início do processo acontece quando a Gestão toma a decisão e envolve a equipe para a conquista do título de hospital acreditado, o que pode demorar entre 6 meses a 1 ano, dependendo do porte da unidade e da adesão da equipe.